quarta-feira, novembro 30, 2005

Religionalização

















OU















?


Depois de retiradas as cruzes das escolas posso dizer que finalmente vivo numa sociedade com liberdade religiosa. Mas será que posso realmente acreditar no que eu quiser, ou continuarei a ser perseguido e ostracizado?

sexta-feira, novembro 25, 2005

Instabilidade




















A diversidade da ambição manifestada na compensadora instância de um momento atroz, destruiu a simplicidade multipla que incentivou a reestruturação implícita das matérias amorfas em contracção espontânea. O dia e a noite surgiam no ar. Na beleza ambígua das multidões que iluminam a singularidade sombria do firmamento, prescrevem as núpcias submissas que voam em vão. Os noivos, almofadados com neblinas de saudade e amargura coroadas por lágrimas de cadências aguaceiras que não se dissolvem no desespero de uma queda em espírito livre, gritam à terra a paixão intensa que sentem pelos mundo opostos e pela realidade que não se revela por receio da trovoada que se anuncia.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Fotomagia














A percepção de uma realidade efémera, que só acontece num momento inútil, que só existe para alguns olhos, para alguns sentidos, faz de uma fotografia um momento de pura fantasia. O tempo do disparo, do tiro fatal, engloba um universo que só pode ser entendido por alguns, por seres que desejam saber a eternidade num só segundo, num só suspiro do diafragma.
Compreendo o artesanato da fotografia no meu inconsciente mas não o consigo expressar visualmente. Não fui dotado com o poder do instante, não sou mais rápido que a minha sombra. Sou apenas um assassino que dispara extraordinariamente... devagar.


Caso queiram ver a realidade através dos olhos de um magnífico serial-killer, façam click!
Para mentes mais inocentes, há muito que vos tenho dado a conhecer um mundo melhor através dos olhos da lente...

sexta-feira, novembro 11, 2005

Sexualizar














"O sexo tem os seus prós e os seus contras. Os prós são os que ganham dinheiro com isso, os contras são os que gostam de fazer contra a parede."
Há coisas que os avós não deviam ensinar ao netos.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Miraculoso












(O Castelo Andante - 2005)

Sempre que vejo um filme do Hayao Miyazaki fico com um misto de sentimentos e de outra coisa qualquer.
Apesar de já saber em antemão, sem ter visto qualquer crítica ou notícia, que o filme fala de uma rapariga que consegue suplantar todas as adversidades (entre elas a sua vontade e insegurança) para defender algo que lhe é precioso (muitas vezes um rapaz, outras vezes outra coisa), o raio do homem surpreende-me constantemente com a sua imaginação e a magia estética dos seus brilhantes desenhos e enquadramentos visuais. Todas as imagens são dignas de figurar num cartão postal de remetentes apaixonados pela fantasia. Mesmo a caracterização das personagens, consegue ser sempre dinâmica, não havendo lugar para bons/maus, monstros/princesas. Aqui as princesas podem ser os piores monstros (uma óbvia inspiração na realidade!) e os maus nunca são assim tão maus, depois de tomarmos um cafézinho com eles numa pequena esplanada enquanto assistimos à destruição do mundo ao longe, no horizonte.
Um filme do Miyazaki é, sem dúvida, uma experiência que nos enche o espírito, seja em que idade for, seja em que fase da vida. E isso tem quase tanto de bom como de miraculoso.