quarta-feira, janeiro 04, 2006

Fnac-ismos









































































A Fnac tem destas coisas. Umas vezes faz-nos sentir mal por nos "obrigar" a comprar mais do que devemos, outras vezes proporciona-nos o contacto com produtos de uma qualidade e relevância quase assustadoras. Nesses momentos, pesa-nos a consciência ao recordarmos as nossas próprias vociferações activistas contra o consumismo abrupto e irracional do povo em geral.
Ainda assim, não se pode resistir a tudo, sob a ameaça imperdoável da estagnação intelectual.
Esta colectânea de livros de BD + 2 CDs sobre artistas de Jazz, fez-me renascer não só como apreciador da nona arte (e de artistas que até então desconhecia), mas também como melómano inveterado. A forma como as músicas estão dispostas por cada CD e a qualidade das pequenas estórias (algumas melhores que outras, como em tudo, mas ainda assim de altíssimo nível conceptual e narrativo), fazem destes livros itens da maior relevância cultural. Apesar do Jazz ser originário dos E.U.A. e dos músicos homenageados serem todos americanos, as versões originais das BDs são em francês , desenhadas e escritas por artistas franceses (daí a relevância da Fnac).
No entanto, há pouco tempo, esta mesma colecção saiu com o DN, já traduzida e com algumas estórias escritas e desenhadas por artistas portugueses.

Recentemente, saiu ainda um número extra, também com o DN, com músicas escolhidas por Woody Allen. São músicas que o realizador utilizou em alguns dos seus filmes e que o acompanham nos seus momentos de inspiração. Tal como os outros livros, este também traz uma pequena estória sobre o músico, actor, realizador, escritor, etc.

Para apreciadores de música, literatura e arte em geral.

Sem comentários: