terça-feira, abril 14, 2009

Duas sem tirar...


Contra todas as expectativas, lancei-me numa double session de quatro horas para ver o épico sobre um ser humano, sem dúvida, épico! Che reencarnou em Benicio. Para além das assustadoras semelhanças físicas, a força das palavras, do olhar ou simplesmente a sua presença no ecrã provocam um sentimento de deslumbramento que nos emociona a cada momento, efusivo nos bons, agoniante nos maus. Assistir à ascensão e queda deste Homem ("no mais puro sentido da palavra") é mais do que um murro no estômago, é um verdadeiro tiro no estômago. E que tiro.
Apesar de se poderem ver separadamente, senti que foi um privilégio ver as duas partes desta obra-prima de Soderbergh de rajada. Para além de se ficar mais envolvido pelo contexto, aproxima-nos dos personagens e, principalmente, do revolucionário (no mais amplo sentido do termo) Ernesto "Che" Guevara. Sabendo eu relativamente pouco sobre ele, senti-me mais próximo do seu pensamento, das suas palavras e da sua história. Um estudo a aprofundar, sem dúvida.
Um homem que sempre lutou longe da sua pátria mas que gritava "Pátria ou Morte" quando enfrentava o inimigo. Um homem que comprava aos pobres para conseguir lutar contra os ricos. Um homem que dependia dos fracos para derrotar os fortes (o que lhe valeu a sua maior vitória e a sua maior derrota). Um homem que viu na cultura a sua maior arma, porque "um povo que não sabe ler nem escrever é um povo fácil de enganar". Um homem que matava com o mesmo amor com que curava. Um homem que via o mundo pelos olhos de um médico, mas que viveu como uma lenda e morreu como um símbolo não só da liberdade mas da esperança num mundo melhor, mais justo. Mas, acima de tudo, um homem que valorizava os que lutavam a seu lado, decorando todos os seus nomes e valorizando cada uma das suas capacidades. Um homem sozinho não consegue mudar o mundo. E Che sabia disso.
Tudo isto foi Che. Tudo isto é Che. Che morreu. Longa vida a Che!
"Hasta la victoria. Siempre!"

1 comentário:

Jo disse...

:) :) :) (que é como quem diz: tens muito jeito com as palavras)
vou ver a segunda parte de depois falamos!