quinta-feira, abril 29, 2010

Moebius...

Há palavras que querem comunicar-nos muita coisa e nós nem reparamos nelas. Se não tivermos as referências necessárias, se não dedicarmos atenção àquilo que nos rodeia, muitas vezes perdemos o sentido de coisas verdadeiramente simples que podem ser verdadeiramente importantes. Ao longo da história, das culturas e das artes, da política e da ciência, da humanidade e do mundo, muitas são as palavras que se referenciam umas às outras, lançando pistas sobre como tudo pode estar interligado, como tudo pode englobar mais significados do que apenas aqueles que se decifram no seu sentido lato, como se podem descobrir muito mais mensagens do que apenas aquelas que resultam do entendimento lógico, como as pessoas, sobretudo as mais inteligentes, aquelas que interessam, conseguem com apenas uma palavras dizer muito mais do que alguns tentam explicar em calhamaços de páginas. A simbologia das palavras sobrepõe-se quase sempre à sua etimologia. Por isso, mais do que consultar dicionários ou enciclopédias (que nos dão o significado e a origem das palavras), devemos estar atentos às relações que existem entre elas, só por as ouvirmos, só por olharmos para elas, só por pensarmos nelas. Só assim podemos falar/escrever pouco e dizer/significar muito.
Dito isto, para mim, a palavra Moebius sempre significou isto:

O pseudómino de Jean Giraud, um dos artistas mais importantes da última metade do século passado (ainda no activo), que não só revoulucionou o mundo da banda-desenhada, mas o mundo das artes em geral, ao ponto de ter recebido uma carta do seu admirador Federico Fellini (vejam aqui)!
De certa maneira, este nome sempre me desconcertou, mas nunca procurei saber o seu significado, nem porque teria sido escolhido por tão enorme artista. Assumi que fosse um mero nome inventado, já que inventar é a sua arte. Até que, hoje de manhã, me deparei com uma notícia acerca do Síndrome de Moebius. Claro que o meu primeiro pensamento foi relacionar o nome desta doença com o nome do artista, mas isso não fazia sentido. Por isso, resolvi investigar.
O que descobri foi que o artista Moebius inspirou-se no nome de August Ferdinand Möbius, um matemático e astrónomo que fez importantes descobertas na área da geometria e da noção espacial. Só por isto, encontrei a resposta à razão pela qual Moebius decidiu adoptar esse nome. Mas essa descoberta levou-me a outra descoberta, já que este matemático do século XIX tinha o nome demasiado semelhante ao de Paul Julius Möbius, o homem que identificou pela primeira vez o Síndrome de Moebius, atribuindo-lhe o seu nome. E essa ligação tornou-se evidente quando percebi que primeiro foi avô do segundo.
Para quem não conhece a arte de Jean Giraud (Moebius), ouvir falar deste síndrome é apenas ouvir falar de mais uma doença rara. Mas para quem tem na memória as imagens das suas histórias, das suas personagens, vê que os que sofrem desta doença e as expressões dos protagonistas dos mundos visionários deste artista têm uma relação instrinseca, ainda que eventualmente casual. Ambos têm dificuldade em exprimir as suas emoções, em mostrar o que sentem, em refletirem na face o que lhes vai na alma. E de repente, uma palavra ganha milhares de significados, simbologias e dimensões.

E assim como uma palavra, um sorriso pode ser muito mais do que um simples movimento de lábios...

4 comentários:

Cat Vieira disse...

Gosto muito do universo Moebius no geral e especialmente em particular. Fiz grandes maratonas pessoais na leitura das suas BD.

A síndrome não conhecia e impressionou-se-me.

Estrelinha... disse...

;(
"O sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas."

Sabes que sorrir para mim é tudo e acabei de ficar de rastos. Doutro lado, acabo de dar mais importância ao que tomo todos os dias por garantido. Obrigada.

Anónimo disse...

agradeço pela ajuda, estava nesta mesma busca em que vc se embrenhou para entender o significado da palavra, e aqui encontrei um pouco de paz... agradeço. abraço. =)

#robson barboza# disse...

agradeço pela ajuda, estava nesta mesma busca em que vc se embrenhou para entender o significado da palavra, e aqui encontrei um pouco de paz... agradeço. abraço. =)