quinta-feira, fevereiro 02, 2012

What is love?...


Para quem me conhece sabe que a demência é um tema que me é especial. Para mim, não há maior estado de lucidez do que a demência. Perdemo-nos da lógica imposta e criamos a nossa própria. Libertamo-nos da realidade e somos absorvidos pelas nossas fantasias. E essa é talvez a única grande definição de amor. O amor e a loucura têm de andar de mãos dadas. Amar conscientemente, por razões racionais, por definição, por lógica, não pode ser amar. É, no máximo, saber apreciar. Saber porque se gosta é fechar um sentimento num sentido. É restringir uma emoção numa justificação. É sermos racionais e não emocionais. Porque a emoção não tem sentido, não tem limites, não tem fronteiras, não tem lógica, não tem regras, não segue dogmas, não se domina, não se define. Uma emoção é a demência pela qual o nosso coração anseia. Uma razão é aquilo com que o nosso cérebro nos domina. E por sermos racionais, o cérebro quase sempre prevalece, remetendo amiúde a demência para os recantos mais distantes da nossa inconsciência.

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei do teu texto, e fiquei curiosa sobre este sr .. quem é ?
mas acho que estas a falar de estar apaixonado .. que é uma coisa diferente de amar.
amar tambem é logico, tambem faz sentido. estar "em relação" com alguem, ligado, tem limites e fronteiras. somos seres limitados, temos pequenas mortes diarias todos os dias.
estar apaixonado é diferente .. é esta loucura de que falas, é a emoção no estado mais puro.
nao existe um melhor que o outro. sao coisas diferentes. nao achas?
xxx niki

Anónimo disse...

Adorei o texto. Mas não podemos compará-lo com a demência, não como nós a conhecemos, na sua mais pura essência. Porque a demência em si, sim, liberta-nos da realidade e das lógicas impostas, que nos tornam mais racionais do que sentimentais. Pode ser visto como uma libertação para nós próprios, mas neste mundo não vivemos isolados, por isso a liberdade da nossa "demência" acaba quando começa a liberdade da "demência" do outro. Mas sim, nunca tinha pensado nos sentimentos dessa perspectiva e acho realmente que é das melhores definições que vi até hoje.

Shi