sexta-feira, junho 20, 2008

Ando com uma orquestra na cabeça...



Nunca consegui escrever em silêncio. Tenho demasiados pensamentos para que consiga ter sossego suficiente para seguir um racioncínio. Ponho em questão tudo o que escrevo à medida que vou escrevendo. Para mim, escrever em silêncio é uma guerra épica contra as vozes que falam no interior dos meus ouvidos. E eu tenho/oiço demasiadas vozes. Já para não falar nos barulhos insurdecedores produzidos pelo bicho da madeira, pelo vento na janela, pelos passos dos vizinhos, pelo frigorífico, pelo pó a colar-se aos móveis, pelos pêlos a crescer no corpo e pelo eco do silêncio.
Tudo isso me distrai.
Por isso, sempre que escrevo tenho de estar de fones nos ouvidos e a música tem de ser suficientemente serena para não me atrapalhar os pensamentos, suficientemente complexa para eu não me farte de a ouvir depois de dois ou três loops e que seja cantada por uma voz tão inebriante que deixe a minha imaginação trilhar caminhos surpreendentes.
Exemplos constantes na minha lista são Radiohead, Rufus Wainwright, Badly Drawn Boy, Feist, Joni Mitchel, Jill Scott, Musiq, John Legend, Kanye West, Phoenix, Snow Patrol, Coldplay, Rita Redshoes, David Fonseca, JP Simões, Dead Combo e alguns lounge mixes e etc.
Mas recentemente, na lista dos mais tocados, está uma banda que oiço quando escrevo, quando não escrevo e que assobio quando não estou a ouvir: Beirut



Pelo que percebi, já muita gente ouviu falar desta banda americana, mas para mim foi uma daquelas surpresas que parecem não parar de surpreender a cada audição desta "musical assemblage". Pensem nas melodias de um Emir Kusturica & No Smoking Orchestra a 33 rotações e com uma voz que parece saída de um conto de fadas e que nos embala para um mundo de boémia melancolia. É o que estou a ouvir enquanto escrevo estas palavras...

7 comentários:

Estrelinha... disse...

Para além dos CDs todos que já te devo, encomendo aqui uma gravação de Beirut em troca de uma de Fat Freddy's Drop...
Do we have a deal?*

El Felino disse...

Deal!

Barbara Lourenço disse...

Rita RS e muito bom eu pessoalmente gosto =)
Neste momento e com o que ando a desenhar ando a variar os sons!
Ouço entre Sigun Ros e Yoko Kanno em "GITS"!
Quando ao nosso projecto apenas consigo desenhar a ouvir algumas musicas de Miranda Sex Garden e muito jazz xP
LD

Anão28 disse...

Conhecem Kate Perry?I kissed a girl!!!Só pelo titulo da canção vale a pena ouvir...

El Felino disse...

Pois é, lemon, a música é mesmo um bom instrumento criativo. Para além de nos envolver num determinado ambiente, cria imagens na nossa mente que, possivelmente, nunca iriamos conseguir visualizar se estivessemos apenas atentos ao mundo real. Quem sabe se o nossa história também não mereceria uma banda sonora...

Boa dica, anão! A Alemanha anda-te a puxar para o dark side...!

Sandrinha disse...

Eu agora ando numa de Zero7...

El Felino disse...

Muito bom, também, inha... mas foi daquelas bandas que queimei por ouvir repetidamente. Hehe!...