terça-feira, fevereiro 17, 2009

Vou a Paris. Sem pestanejar...


"Talvez o mais famoso, mas seguramente o maior Museu do mundo, o Louvre abriu pela primeira vez as suas portas do seu espaço principal à Banda Desenhada, com a exposição “Le Petit Dessein”, inaugurada no passado dia 22 de Janeiro.

Mesmo não sendo a primeira vez que a Banda Desenhada entra nos Museus em França - basta pensar na famosa e pioneira exposição “Bande Dessinée et Figuration Narrative”, que esteve no Museu de Artes Decorativas (ao lado do Louvre) em 1967, ou na retrospectiva dedicada pelo Grand Palais a Hugo Pratt, o criador de Corto Maltese, em 1988, entre outros exemplos - a presença no Louvre tem um valor simbólico superior, até porque os regulamentos do Museu não permitem expor obras de arte posteriores a 1848, razão porque a exposição está na sala de exposição temporárias, na Ala Sully.

Na origem desta exposição comissariada por Fabrice Douard, do serviço de edições do Louvre, está uma colecção de Banda Desenhada criada em conjunto com a editora Futuropolis em 2005, em que era lançado a diversos autores, o desafio de criarem histórias em BD tendo o Museu do Louvre como cenário e personagem."

Mais info, aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

certamente a não perder, quanto mais não seja, por ser em paris de frança... então esse 300 em Blueray?

El Felino disse...

De certeza que também ias gostar, puto. E até podias aproveitar o factor "native connection" para poupares no alojamento... Wanna go?
;)

Jo disse...

gosto :)
a minha próxima viagem também inclui uma exposição! se tudo correr bem...muito em breve: Bilbao e San Sebastian here I go ;)