quinta-feira, dezembro 04, 2008

“I’m a human being, goddamnit!”


Apesar de pouco activo, aprecio o espírito activista. Aliás, foi a ler as páginas da revista ADBUSTERS que descobri o meu espírito culturalmente subversivo.
Por isso, prometi a mim mesmo que iria partilhar com toda os gatos e gatas que conheço (e que não conheço, através deste blog) a necessidade de verem o documentário “Zeitgeist”.
A veracidade ou não do que lá se diz e se mostra é, como sempre, passível de ser posta em causa (mais uma teoria da conspiração e etc.). Mas essa é uma das condicionantes da comunicação informativa no mundo actual. Suspeita-se das verdades por parecerem demasiado cruas e ocultam-se as lacunas para que não se transformem em mentiras. Neste caso, mesmo as imagens mais chocantes poderão, a princípio, ser vistas com indiferença porque reagimos como se estivéssemos a ver uma película de acção. Mas a pouco e pouco, vamos percebendo que afinal nem tudo bate certo, e essa é a única mensagem que deixo à vossa consideração. Ninguém é dono da verdade, mas a dúvida também pode ser uma arma social. Eu assumo que fiquei sobressaltado. Porque as imagens que lá se mostram não são ficção, são reais, e tiveram consequências. E as consequências não podiam ser mais verdadeiras.
Um filme destes (um documentário, uma produção independente, uma “seca” de 2 horas,...) poderá até passar despercebido a muita gente. Mas convém que não passe despercebido a toda a gente. É demasiado importante, principalmente para que se quebrem alguns mitos que regem/definem/manipulam a nossa sociedade. E são exactamente esses mitos que são postos em causa.
Resumidamente, este é um daqueles filmes de que se fala esporadicamente numa conversa de café quando, a meio de uma frase, alguém interrompe: “Por falar nisso, já viste o Zeitgeist? Não? Tens de ver. Depois falamos melhor sobre esse assunto.”

Vejam, grátis, aqui (com possibilidade de seleccionar legendas em português).

Ainda estou a ganhar fôlego para ver o novo ZEITGEIST: ADDENDUM.

1 comentário:

Mike disse...

Por acaso já o tinha visto.Gosto especialmente da 1ª parte sobre religião. A segunda parte sobre o 11 de Setembro é um olhar rápido sobre o mais vasto "Loose Change"(grande teoria da conspiração).
Para quem gosta deste tipo de coisas e de ouvir segundas opiniões deixo aqui uma sugestão que já deixei uma vez no meu blog:
The great global warming swindle.
http://www.channel4.com/science/microsites/G/great_global_warming_swindle/