quinta-feira, maio 06, 2010

Ligar os pontos...


Cada vez que oiço a nova música dos Deolinda, abre-se uma caixa de Pandora na minha cabeça, com pensamentos que me sobressaltam. Ontem ocorreu-me concluir que, cada vez mais, vejo a vida como um jogo de RPG (e não vice-versa). Para conseguirmos viver em pleno, para conseguirmos aproveitar o que a vida tem para nos oferecer, para conseguirmos perceber as mensagens que nos chegam, para conseguirmos compreender as pessoas que nos rodeiam e, principalmente, para conseguirmos evoluir enquanto pessoas, temos de conseguir ligar os pontos. E esses pontos só podem ser ligados se tivermos o conhecimento necessário para os saber ligar.
Por exemplo, na primeira frase deste texto, faço referência à "caixa de Pandora". Quem não souber a origem do mito de Pandora, não irá compreender o que quero dizer com esta expressão. Mas se souberem do que falo, a conversa ganhará toda uma nova dimensão. Assim como para aqueles que souberem o que é um jogo de RPG.
O principío de saber juntar pontos para o entendimento da vida vem desde que nascemos. Os primeiros estímulos dão-nos a conhecer a fome, o sono, o calor, o frio, as cores, as luzes, os objectos. Mais tarde, as faces, as expressões, as palavras, as letras, os significados, os conceitos, as imagens. Depois as histórias, os mitos, as relações entre pessoas, a verdade, a mentira, as diferenças culturais, o entendimento do corpo, da mente, das artes, das ciências, da humanidade, do mundo e do universo. Quanto mais quisermos saber sobre cada assunto, quanto mais curiosidade tivermos, quanto mais inconformados formos com aquilo que temos por adquirido, quantos mais pontos conseguirmos juntar, maior será a nossa percepção, maior será o nosso entendimento e maior será a nossa evolução enquanto seres humanos. Claro que nunca poderemos saber tudo sobre tudo mas, se soubermos um pouco sobre muita coisa, será mais fácil abrir portas que desconhecemos, do que se nunca tivermos a chave para conseguir porta nenhuma e tivermos de abrir todas à machadada.
Passar por uma má experiência pessoal, ler um livro que não tem relevância cultural, ver um filme alternativo, ouvir uma música fora de moda, ou simplesmente dar um passo arriscado para mudar de vida, podem ser formas de adquirir um conhecimento que, até aí, nunca tinhamos conseguido adquirir. Porque nunca se sabe onde um passo fora da nossa órbita nos pode levar. Mesmo que seja por uma caminho menos bom, será sempre para um lugar novo. E para a próxima, já serão mais uns pontos que vamos conseguir ligar.
Porque nada vem do nada, porque tudo está interligado, porque tudo advém de algo e porque a evolução é constante, não é uma coisa que acontece de repente.

2 comentários:

Estrelinha... disse...

Às vezes fico com a sensação qu estás dentro da minha cabeça. Muito bom.

El Felino disse...

Às vezes as tuas questões fazem-me pensar nas minhas. Tanx.