segunda-feira, janeiro 02, 2012

Summer love...

O que dizer deste filme?...
Antes de mais, props só por estes 20 segundos iniciais.
Genial. Logo isto marca todo o ambiente do filme. É uma obra ficcional que se baseia claramente numa vivência real e que foi escrita por um gajo ressaimado mas com grande sentido de humor. Só por aqui sabemos que o personagem principal vai passar por algo que o vai deixar muito, mas muito f&%#$ com a vida.
A estória é contada com narrador (o que reforça a ideia de ficção ultra-ficcionalizada) e com elipses de trás para a frente que, por vezes, baralham um bocado, mas que acabam por ajudar ao ritmo da comédia ligeira.
São as referências culturais e as opções de realização que tornam este filme num filme de culto, mas é a estória em si que o torna memorável e que coloca as principais questões... ah, e a Zooey Deschanel! Damn!
Em termos de realização, existem opções muito boas, como a divisão da mesma cena entre a expectativa e a realidade; as imagens semelhantes que são analisadas com emoções diferentes; a ligação entre a animação 2D e a realidade; a apresentação da personagem feminina à la Amelie Poulain (mas sem ser demasiado colado); a luminosidade enquanto materialização das emoções; e a cena "caseira" filmada no IKEA (será que foi aí que se inspiraram estes malucos?)
Quanto à estória, tal como diz no início, é o básico "boy meets girl" mas, nessa base, tudo o resto é a subversão de um conto de fadas. E a piada é mesmo essa. Dando a abébia que o final é o que é porque foi assim na realidade, em termos de narrativa cinematográfica deixa um bocado a desejar. Há ali incongruências e questões pendentes que não são suficientemente exploradas, o que acaba por fragilizar as personagens. Mas isto são merdas de quem vê muitos filmes, porque é sabido que a realidade é tudo menos coerente.
Deixo só a minha opinião de que, neste cartaz, quem devia estar a inclinar-se sobre ele era ela. Bitch! :)
(Cine XXI, 4ª sessão)

2 comentários:

Sandrinha disse...

Um dos meus favoritos de sempre!

Jo disse...

este filme...ai este filme... <3