quinta-feira, março 23, 2006

Blackjack!

Convenhamos: a luta livre é para ser gozada! E quanto melhor for gozada mais se demonstra a sua verdadeira essência. Digo isto porque sou fã de luta livre há muitos anos e sei exactamente o que a luta livre pretende representar (falo obviamente da luta livre de entretenimento e não da luta greco-romana, apesar de haver uma ligação subjacente entre elas no que respeita a algumas técnicas usadas em combate). Tanto a luta livre americana como a luta livre mexicana (focada neste filme) têm a capacidade de criar super-heróis reais. Com base em argumentos escritos, lutas combinadas, personagens esteriotipadas, roupas vistosas mas, principalmente, através das capacidades dos atletas para criar movimentos onde arriscam a própria vida (e em que alguns já a perderam), criam enredos por vezes tão complexos que mesmo nós, os que já vemos aquilo há demasiado tempo, voltamos a acreditar. É como se fosse uma novela de acção em que todas as questões dramáticas se resolvem num ringue. E tudo se contrói no sentido desse duelo final onde as emoções explodem!

No caso da luta livre mexicana, os heróis de luta livre são ainda mais emblemáticos porque recorrem a máscaras (tão caraterísticas das antigas civilizações da América do Sul) que enfatizam o lado misterioso, mágico e até mesmo "divino" dos atletas, deixando de ser meras pessoas para se tornarem deuses aos olhos dos espectadores (que assim não sabem que, na realidade, o atleta que tanto admiram e que faz acrobacias incríveis, pode ser o padeiro da loja da esquina - já que, no México, o que os lutadores ganham não é muito dinheiro (como na América), mas sim muito respeito e admiração).
Assim, é com o coração quentinho que olho para o cartaz e para o trailer do filme e me rio a bandeiras despregadas, com admiração e encantamento por este mundo que, definitivamente, não é para todos. E apesar de não ser o primeiro filme sobre luta livre é, sem dúvida, o que tem o melhor "lutador": Jack Black!

NAAACCCCHHHHHOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!












Para ver o trailer, batam aqui!

5 comentários:

Carca disse...

E os lutatores de Wrestling Mexicano não podem voltar a usar a sua máscara se a retirarem uma vez que seja, perdendo assim a honra. Uns verdadeiros Samurais da fanfarronice!

Alexandr3 disse...

Detesto estes wrestlings. É uma pena que a SIC Radical já só passe isto...

Mas para quem gosta, porreiro!

Mike disse...

Ainda chego ao ponto de chamar a estes tipos atletas, pois eles fazem coisas que realmente requerem uma boa preparação física e treino.
A mim o que me mata é ver alguém dar "murros" num tipo e bater com o pé no chão ao mesmo tempo para fazer barulho. Não é um bocado deficiência a mais, um tipo quando dá murros ter espasmos musculares nas pernas? Perde-se logo aí toda a aura de um guerreiro minimamente convincente.

LAD disse...

Não gosto do tema, mas o trailer pareceu divertido. Jack Black é fixe!

Anónimo disse...

Passei para lhe desejar uma Páscoa muito feliz!