quarta-feira, março 15, 2006

Enquanto as novelas se consomem entre si...









Casanova
"A vida do mais notável sedutor de todos os tempos numa fantástica série de época."

Antes de mais tenho de afirmar uma coisa: a série "Bocage", que passou à pouco tempo na RTP 1, foi uma série excelente, com um argumento de grande qualidade e interpretações credíveis de todos os actores, o que me faz ainda ter alguma esperança no futuro da ficção nacional. Depois dos terríveis erros de casting da série "Pedro e Inês", este foi o exemplo de série à qual muitos argumentistas, produtores, actores e realizadores (os realizadores nem tanto...) portugueses devem aspirar, apesar das dificuldades que se sabe existirem no processo de transposição do papel para o ecrã, que interferiram (e muito) na continuidade narrativa da série. Mesmo com o baixo índice de audiências, é sempre bom ficar com aquele gostinho de que, apesar da série ter sido cancelada, fomos dos poucos portugueses que se deliciaram com uma história sobre um heróis português que desafiou meio mundo em verso, em vez de mais uma das muitas ovelhas que só sabe olhar para a televisão e dizer em voz alta "Esse aí é um cafajeste!".

Dito isto, é impressão minha ou "Casanova" é uma das melhores mini-séries que já passou pela televisão portuguesa? Com uma realização surpreendente, um humor desconcertante e um Casanova com um sorriso Maquiavelico, é quase uma maldade mostrar-se isto quando o filme está quase a estrear nas salas de cinema. Uma maldade que vou ter todo o prazer de voltar a acompanhar hoje à noite, às 23h00, na RTP1. Último episódio!

1 comentário:

Anónimo disse...

O mais maravilhoso da série bocage é que grande parte do argumento é ficção, dada a falta de documentação que não foi preservada no nosso pais, dando ainda mais valor a este trabalho, que foi de um realismo e qualidade excelente. quanto ao casa nova concordo muito boa série...