quinta-feira, janeiro 27, 2011

Extraordinary...


Se o Earth X é o apogeu de toda a história do Universo Marvel, este Black Dossier é o "trigo limpo, farinha amparo" de toda a mitologia ficcional da história das artes em geral e da literatura em particular. A ideia inicial da colecção League of Extraordinary Gentlemen era pegar em personagens carismáticas do imaginário clássico literário, como Allan Quatermain (As minas de Salomão), Mina Murray (Drácula), Capitão Nemo (20.000 léguas submarinas), Dr. Jekyll/Mr. Hyde (O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde) e Hawley Griffin (O homem invisível), e juntá-los num grupo de heróis para combater outras personagens famosas, como o Professor Moriarty (arqui-inimigo de Sherlock Holmes) durante a época vitoriana.
Claro que este é um daqueles conceitos sem fim, em que tudo é possível, onde os recursos são ilimitados, porque tanto se podem ir buscar as personagens dos livros, como se podem ir buscar as próprias estórias e preencher os vazios que as estória omitem. E claro que só um homem com poderes divinos, como Alan Moore, conseguiria ter conhecimento para gerir todas estas variantes e fazer coincidir tamanha miríade de pontas soltas da história da literatura universal.
Depois de dois grandes volumes e um filme (onde foram incluidas personagens como Dorian Gray e Tom Sawyer), surge este livro onde, supostamente, se explica a origem desta "Liga", evocando obras artísticas que remetem até à antiguidade grega. Surpreendentemente, Alan Moore consegue dar-nos uma lição de história ficcional e mitológica, através da "biografia" de uma personagem imortal e omnisexual (filho(a) do profeta grego Tirésias) que atravessou as diversas épocas, participando nos mais diversos episódios literários, revelando os elementos da primeira Liga de Cavalheiros Extraordinários (como D'Artagnan e Don Quixote) e assumindo até que teria sido ele(a) a servir de referência ao quadro da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci (justificando a dualidade de interpretações acerca de quem teria sido o(a) modelo).
Este livro mistura BD, cartoon, prosa, poesia e até uns óculos 3D em cartão para montar e ler as últimas páginas, como se nós estivessemos dentro delas. Um toque de génio.
Mais um livro daqueles que se guardam no cofre, para depois mostrar às gerações vindoras...

2 comentários:

kimo disse...

quero ver isso!

Sandrinha disse...

Agradecimentos vários!