segunda-feira, março 23, 2009

The Spirit... of Zezé Camarinha




Seduzido por mais uma transformação de BD em cinema, sempre na esperança de ser surpreendido, fui assistir a um filme sobre um personagem/universo que apenas conhecia superficialmente, entrando na sala sem preconceitos nem expectativas.
Sabia apenas que ia ver um filme realizado (e escrito) por um dos maiores criadores de BD dos finais do séc. XX -Frank Miller-, sobre uma das obras de um dos maiores criadores de BD dos meados do séc. XX -The Spirit, de Will Eisner.
Depois de me ter babado abundantemente com a adaptação de Sin City (co-realizada por Frank Miller, mas com Robert Rodriguez a segurar as rédeas), sabia que esta nova experiência não iria ter o mesmo impacto da primeira (os recursos estilísticos já não seriam novidade), mas ainda assim parecia-me apelativa por ser a primeira aventura cinematográfica a solo do veterano criador de histórias aos quadrados. Mas, como um pássaro que ainda não sabe voar, Miller não abriu as asas e planou, apenas entrou em queda-livre, sempre a sorrir para o abismo, claro.
Apesar do filme ter vários pontos de interesse e reproduzir muitas das características das histórias de Miller, pelo que já pude perceber por algumas críticas que li o filme não respeita muito o "espírito" do personagem que, supostamente, homenageia. Mas, passando por cima de uma origem algo deturpada e de uma invulnerabilidade que ganhou outra dimensão com a celulóide, o que mais se destaca nesta personagem é o facto de se ter tornado o herói mais machão de sempre da história do cinema! Esqueçam o Dirty Harry, esqueçam o John McClane, esqueçam o James Bond ou até o Mitch Buchannon. Digamos que, se o Spirit fosse tuga era o Zezé Camarinha. Mas com mais estilo e menos bigode.
Sendo esta uma personagem que remete para a época das pin-ups e das femme fatales, também não é de admirar, mas há uma frase que distingue este machão de todos os outros e o eleva a outro patamar: "They say that, when you die, your life flashes before your eyes. Not me. I only see women. All the women of my life."
E até a Morte se apaixona por ele...

Sem comentários: