quinta-feira, março 26, 2009

Who wants to live forever?...


Notícia do Expresso:
“Belga de 93 anos em greve de fome para obter eutanásia.
Amelie Van Esbeen não preenche os requisitos previstos pela lei para que lhe seja aplicada a medida terminal. Não está doente, apenas farta da vida.

O tema da eutanásia está novamente aceso na Bélgica: uma mulher de 93 anos está há dez dias em greve de fome para convencer as autoridades a permitirem que lhe seja aplicada a eutanásia.

Amelie Van Esbeen não sofre de qualquer "doença incurável", nem de "sofrimentos constantes, insuportáveis ou que não possam ser amenizados", tal como a lei exige para que seja aplicada a eutanásia. Contudo, a belga está farta de vida: "A única coisa que me pode fazer feliz é a morte. A minha vida acabou", declarou ao jornal "Soir".

Com uma filha, nove netos e oito bisnetos, a idosa não preenche os requisitos para que lhe seja aplicada a medida terminal. Segundo a televisão belga RTBF, a família começou por ficar chocada, mas depois aceitou a decisão de Amelie. Actualmente a viver num lar, a idosa está determinada a levar avante a sua vontade e deixou por escrito um pedido para que não seja reanimada ou alimentada por tubos. E deixa o apelo: "Ajudem-me a morrer".”

Dá que pensar...

Sem comentários: